segunda-feira, 22 de julho de 2013

A meditação tem o poder de mudar sua vida! (Parte II)

Continuando o post A meditação tem o poder de mudar sua vida! (Parte I), nesse post irei tentar esclarecer mais algumas dúvidas que possam surgir e me aprofundar ainda mais na importância da meditação.



  • Não consigo meditar sem que eu comece a pensar nos meus problemas, o que posso fazer?
Antes de tudo eu gostaria de falar sobre o que ensina o autor Eckhart Tolle em seu livro O Poder do Agora, ele ensina que os "problemas" que ficam rondando nossas mentes na verdade não existem, ele afirma que o que existem em nossas vidas são situações que podem ou não ser resolvidas, se podem ser resolvidas então não temos motivos para ficarmos pensando nelas, e se não podem ser resolvidas também não temos motivos para pensar naquilo. Pensar em algum problema não resolve o problema. Pensar em algo que não pode ou não será resolvido naquele momento só te trará angústia.
Se for o caso pergunte a si mesmo "Está acontecendo algo nesse momento que eu possa ou deva resolver?", se estiver resolva, se não estiver não há com que se preocupar. Esteja relaxado e fique no Agora!
Meditar é ficar no Agora, por isso são indicados aqueles exercícios de que eu falei no primeiro post, pra que você possa sentir seu corpo e ficar presente.

  • Eu não penso nos problemas mas não consigo ficar sem pensar em coisas aleatórias, o que faço?
Os pensamentos, as historinhas e conversas mentais criadas servem apenas para te tirar do momento presente, porém não é exatamente um problema pensar durante a meditação, o problema é quando você permite que um pensamento leve a outro e a outro e te tire do momento presente. Pensamentos aleatórios surgirão durante a meditação, por isso é importante saber deixar com que eles apenas passem, sem se identificar com a ideia, sem julgá-los como bons ou maus pensamentos, apenas observar que aquilo é um pensamento.

Observar os pensamentos te levará aos poucos a silenciar a mente (se tornará cada vez mais fácil); entenda que silenciar sua mente não é se tornar um ser inanimado, é apenas não se deixar cair em um labirinto sem fim de pensamentos, é conseguir ficar com a mente limpa; dessa forma você estará permitindo que seu Eu superior e inteligência espiritual venham à tona. 


Todas as respostas se encontram dentro de você. Todas! Por isso é importante saber silenciar a mente para ouví-las. Você pode lançar uma pergunta a si mesmo como "Por que eu não gosto de determinada coisa?" ou "Por que eu ajo de determinada forma?" e entrar em meditação com a mente silenciada, as respostas estarão dentro de você! As meditações poderão ser os minutos mais ricos do seu dia e te levarão a avançar sempre mais.

Também é verdadeiro afirmar que a vida é uma meditação porque se você conseguir ficar no Agora, observando seus próprios pensamentos e reações diante do que acontece você poderá encontrar respostas sobre si mesmo. Isso te ajudará a se autoconhecer, curar aspectos de sua personalidade e viver em grande paz e serenidade.

Pratiquem e se tornará cada dia mais fácil e gratificante!


Bem, acho que isso é o que eu posso passar sobre o tema no momento. Gratidão a todos os que leram e lerão o post, boa meditação e contem comigo! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário